Colaboração Inter-Universitária

alltogether

Este programa culmina um processo de intensa colaboração interinstitucional e científica entre instituições académicas, centros de investigação e investigadores, desenvolvida em 3 fases. Desde 2008 que existe uma estreita ligação entre o ICS (UL), SOCIUS-ISEG (UTL) e a FCSH (UNL) num doutoramento em colaboração em sociologia. Em 2011, o ISCSP e a FCSH começaram a planear o alargamento da rede. Por último, a fusão da UL-UTL foi um factor decisivo para a intensificação dos contactos e para encorajar o desenho de um patamar mais ambicioso. A manifestação de interesse por parte duas universidades do sul em participar e integrar o consórcio, UE e UAlg, é um sinal da sua relevância e atractividade. Integram, pois, o actual consórcio o ICS-ULisboa (coord.), a FCSH-UNL, o ISCSP-ULisboa, o ISEG-ULisboa, a UE e a FE-UAlg.

Por outro lado, a sociologia portuguesa é internacionalmente reconhecida como uma das “sociologias da Europa mais estimulantes”, estando “bem colocada dentro e fora das universidades, com influência nos corredores do poder, mas também na área das políticas públicas e nos media” (Burawoy, 2009, actual presidente da Associação Internacional de Sociologia). A Sociologia tem-se desenvolvido não só no domínio académico, mas também na área das políticas públicas, na medida em que muitos estudos têm sido a base para importantes reformas na sociedade. Sociólogos de diferentes escolas e gerações têm criado rotinas de colaboração e trocas, muitas vezes enquadradas pela Associação Portuguesa de Sociologia, uma das maiores do mundo. Este programa de doutoramento conjunto é, assim, um produto destas condições externas favoráveis.

Centros de Investigação Associados ao Programa de Doutoramento:
Instituto de Ciências Sociais (ICS, Laboratório Associado – Ulisboa),
Centro de Estudos de Sociologia (CESNOVA, FCSH-UNL);
Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP, ISCSP-ULisboa),
Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG, ISCSP-ULisboa)
Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (SOCIUS, ISEG-ULisboa),
Instituto de Investigação e Formação Avançada (IIFA, UE),
Centro Interdisciplinar  de História, Culturas  e Sociedades (CIDEHUS, UE),
Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (Universidade do Algarve).

Os Centros de investigação do Consórcio desenvolvem intensa atividade de outreach, permitindo a transferência de conhecimento universidades/sociedade, informando e apoiando políticas públicas e decisões (a nível europeu, nacional ou regional). Vários Observatórios produzem e divulgam informação rigorosa sobre os problemas sociais contemporâneos: OBSERVA (ambiente e sociedade), OFAP (famílias e politicas da família); OPJ (juventude), ObipNOVA (inserção profissional de graduados), ONVG (violência e género), Obs.Imigração/Emigração; ObCom (comunicação politica), Obs. da Deficiência e Direitos Humanos, Euroace (Regiões transfronteiriças), Instituto do Envelhecimento. Para além disso, a oferta de atividades de formação avançada para promover a expertise de profissionais é frequente: escolas de verão, cursos de especialização (em temas específicos).Os estudos e os projetos, muito frequentemente, respondem a pedidos de autarquias, fundações, ONGs, administração central ou local.